segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Nomes

Tem gente que tem diversas manias e gostos bizarros. Acho que é normal dessas coisas acontecerem no mundo, e quem tem juízo tenta controlar ou esconder suas manias. Quem não tem, posta no blog.
Eu posso dizer que tenho várias manias, e uma delas é repetir nomes e/ou sobrenomes interessantes, ou que pelo menos eu acho interessantes. Não sei explicar o que é, mas tem algo no jeito como esses nomes são pronunciados, no som que eles produzem, que me atrai de uma maneira estranha.

Por exemplo, uma jornalista americana que participava do painel do programa What's My Line? nos anos 50, chamada Dorothy Kilgallen. Adoro a forma como o John Daly (nome legal, mas menos interessante) a chamava quando era a vez dela perguntar no jogo do "mystery guest": "Miss Kilgallen!". E ela, vendada, perguntava o que lhe vinha a cabeça. Claro que a forma como Mr. Daly pronunciava, transformava todo o contexto do nome. Existe então, uma manha, um sotaque na hora de articular que confere um impacto maior.
O mais legal também, é que nesses casos, o nome combina muito com o sobrenome. Dorothy totalmente combina com o Kilgallen. E isso faz a mágica do nome acontecer, e eu ter vontade de ficar repetindo aleatoriamente.

Outro nome é o da família dos Ananda, da novela das 8, que começa as 9. Eu gosto de nomes indianos porque eles tem uma sonoridade fantástica. No caso dessa família, eu não gosto de todos os nomes, tipo, Amithab? Ugh. Entretanto, não me canso de repetir Opash Ananda e Raj Ananda, quando tenho a oportunidade. Não dá pra evitar.

Também gosto de dizer apelidos ao invés dos nomes das pessoas. Ou os nomes ao invés dos apelidos. Tipo, Sonny Bono. O nome dele mesmo era Salvatore Bonno. Que é muito mais legal de pronunciar. Ou Jimmy Stewart, que combina muito mais e é muito mais fófis do que dizer James Stewart.

Em alguns casos, o apelido e o nome são legais, e daí você tem que se revezar pra pronunciar. Tipo Desi Arnaz, que é o apelido/nome artístico para Desiderio Alberto Arnaz y de Acha III.
E isso acaba de me lembrar de uma conversa que tive com minha amiga Thaïs a respeito de nomes latinos que gostaríamos de ter.
Sempre achei fantástico esses sobrenomes latinos de impacto. Veja o Desi mesmo com esse Arnaz y de Acha III. Isso é másculo barbaridade. Ou então De La Vega, que não só lembra o Zorro (afinal, quem não lembra que o nome dele era Don Diego de La Vega?), mas também lembra Maria do Bairro, né. Com a família de La Vega, coisaetal.

E falando em novelas mexicanas, já que o papo enveredou por esse caminho, tenho que mencionar Octavio de Villareal e o Esteban San Román. Que, a título de curiosidade, são interpretados pelo mesmo ator em novelas distintas. E porque não dizer que esse ator é muito, mas muito interessante. =)
Eu teria diversos nomes a acrescentar nessa lista, como Douglas Maldonado, Luciana Duval e o sobrenome Mendizábal. Mas apenas terminarei essa lista de nomes, dizendo que se eu pudesse ter outro nome, queria ser María Guadalupe.

Nenhum comentário: